Revelado: As 5 Denominações Evangélicas Que Dominam o Brasil
O crescimento acelerado da população evangélica nas últimas décadas fez com que algumas denominações se destacassem pelo grande número de membros e influência na sociedade brasileira.
O Brasil tem presenciado nas últimas décadas um crescimento vertiginoso da população evangélica. Segundo estimativas, os evangélicos já representam cerca de 30% dos brasileiros. Nesse cenário de expansão, algumas denominações têm se sobressaído, reunindo milhões de fiéis em seus templos espalhados por todo o país. Conheça agora as 5 maiores igrejas evangélicas do Brasil:
1. Assembleia de Deus
A Assembleia de Deus é atualmente a maior denominação evangélica brasileira e a maior igreja pentecostal do mundo, com uma estimativa de 22,5 milhões de membros no país. De origem pentecostal, a igreja apresentou um crescimento impressionante na última década, inaugurando mais de 9 mil templos entre 2010 e 2019, um aumento de 115%.
2. Igreja Batista
Em segundo lugar está a Igreja Batista, que representa cerca de 11% dos evangélicos brasileiros. Pertencente ao grupo das igrejas históricas ou missionárias, a Convenção Batista Brasileira é a maior convenção batista da América Latina, contando com aproximadamente 1 milhão de membros.
3. Igreja Universal do Reino de Deus
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) ocupa a terceira posição. Sendo a denominação neopentecostal mais conhecida do Brasil, a IURD tem milhões de fiéis no país e inaugurou 2.515 novos templos entre 2010 e 2019. A igreja é conhecida por sua forte presença na mídia, com destaque para a Rede Record.
4. Congregação Cristã no Brasil
A Congregação Cristã no Brasil é a quarta maior denominação evangélica do país. De origem pentecostal, foi a terceira igreja que mais cresceu na última década, abrindo 3.445 novos templos, uma alta de 92%. Apesar dos dados do IBGE apontarem cerca de 2,3 milhões de membros, a própria igreja estima ter mais de 2,5 milhões de fiéis.
5. Igreja do Evangelho Quadrangular
Fechando a lista das 5 maiores, está a Igreja do Evangelho Quadrangular, também de origem pentecostal. Com mais de 1,8 milhão de membros, a Quadrangular se destaca por estar presente em várias nações, tendo como sede mundial o Templo de Salomão em São Paulo, um dos maiores templos evangélicos do país.
Essas gigantes do movimento evangélico brasileiro reúnem não apenas milhões de seguidores, mas exercem grande influência religiosa, social e até política no país. Juntas, essas 5 denominações representam uma parcela significativa dos mais de 40 milhões de evangélicos brasileiros.